Relação com o público-alvo e as mudanças no comportamento de consumo.
Por Rogerio Oliveira
Da OLI Consultoria
Os consumidores são responsáveis por dar o tom da relação com o mercado, as corporações não ditam mais as regras, mas acompanham as tendências de preferências do consumidor. As empresas para se manterem no mercado de forma competitiva, precisam ouvir os consumidores em suas preferências e até identificar suas necessidades latentes, para buscarem a preferência da relação em detrimento a concorrência.
Os melhores exemplos dessas percepções que as empresas precisam ter está nas áreas que afetam o relacionamento comercial em atendimento negociação e vendas e as próprias mudanças nos hábitos de comportamento de consumo, como é o caso das relações através de canais digitais em redes sociais e buscas na internet por produtos que desejam comprar, com economia de tempo, além de preferirem mais comprar online que comprar fisicamente.
Uns dos diferenciais muito bons para empresas que tem e-commerce é que ele permite que a marca tenha uma maior capilaridade de vendas, podendo alcançar consumidores em locais onde não possuem uma loja física ou que o hábito diário daquele público alvo não o permita chegar até uma, bem como oferecer uma maior variedade de produtos em seu mix online, sem precisar se preocupar com questões de espaço físico grande para exposição dos produtos. Outro ponto importante do online é a possibilidade de personalização da experiência de compra do consumidor, com recomendações de produtos e campanhas de marketing específicas para cada perfil de cliente, o que se torna praticamente impossível em canais físicos.
Por todas essas razões, o e-commerce tem se mostrado cada vez mais essencial para o sucesso das empresas no mercado atual, pois é parte fundamental da jornada de compras do consumidor. Para não perder competitividade e relevância no mercado é fundamental que as empresas estejam atentas às tendências do mercado e à evolução das tecnologias, investindo em soluções que facilitem e otimizem seus processos de venda e relacionamento com os clientes.
Rogério Oliveira
OLI Consultoria