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Home  /  Gestão de Pessoas   /  A resistência do empresariado na adoção de novas tecnologias

A resistência do empresariado na adoção de novas tecnologias

 

Por Rogerio Oliveira
Da OLI Consultoria

 

Chegamos a indústria 4.0, que abrange algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de sistemas ciber-físicos, IOT – internet das coisas e computação em nuvem, lembrando também de blockchain, IA – inteligência artificial, estudos de neurociência, internet 5G, web 3.0, metaverso, criptomoedas, sem falar da possibilidade de troca da hegemonia econômica mundial. Enfim o mundo está mudando muito rápido e está cada vez mais complexo, ambíguo, volátil e incerto, com isso as pessoas também estão mudando seus hábitos e comportamentos, portanto a maneira de decidir, consumir, pensar, se relacionar, fazer escolhas e aprender está mudando também em uma velocidade muito grande. Portanto, a forma de fazer os negócios, se relacionar comercialmente, comprar e vender, está mudando e as empresas também precisam mudar.

Como disse Bill Gates certo dia: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios na internet e as que estão fora dos negócios.”

A resistência do empresariado na adoção de novas tecnologias faz com que as empresas tenham um atraso em seu estado de potencial de competitividade e deixem de crescer.

Isso é muito comum no mundo empresarial, especialmente quando se trata da adoção de novas tecnologias. A resistência do empresariado pode ser atribuída a vários fatores, como a falta de conhecimento sobre as novas tecnologias, a crença de que as tecnologias existentes são suficientes, o receio de mudanças, o medo de erros e fracassos, e até mesmo a falta de recursos financeiros para investir em novas tecnologias.

“Insanidade é continuar fazendo a mesma coisa, mas esperando resultados diferentes.”
Albert Einstein

No entanto, é importante destacar que, com o passar do tempo, já estamos na fase da indústria 4.0 e as empresas que resistem às novas tecnologias e continuam com estratégias comerciais do sec XIX, já ultrapassadas, podem perder vantagem competitiva em relação às empresas que estão dispostas a adotar as novidades do mercado. A adoção de novas tecnologias pode ajudar as empresas a serem mais eficientes, a otimizar processos, a reduzir custos, a oferecer melhores produtos e serviços, e a conquistar e fidelizar mais clientes, através de processos mais modernos.

Por isso, é fundamental que as empresas estejam atentas às tendências do mercado e as mudanças no comportamento de consumo e estejam dispostas a investir em novas tecnologias e novos processos, mesmo que isso implique em mudanças e desafios a serem enfrentados. É importante entender que a resistência às novas tecnologias pode custar caro a longo prazo e que a adoção de novas tecnologias pode ser um fator chave para o sucesso no mundo dos negócios.

É importante que as empresas estejam abertas a adotar novas tecnologias e estratégias mais modernas, como o e-commerce e ferramentas de tecnologia que otimizem os processos, para se manterem competitivas no mercado e atenderem às expectativas dos consumidores. Além disso, o e-commerce e as ferramentas de tecnologia, podem oferecer diversas vantagens, como a redução de custos operacionais, ampliação do alcance geográfico, ampliação do relacionamento comercial, mais proximidade com o público alvo, aumento da visibilidade da marca, otimização do tempo, racionalização dos recursos entre outros. Portanto, investir em tecnologia e inovação é fundamental para o sucesso de qualquer empresa nos dias de hoje.

Existem vários motivos que podem levar à resistência do empresariado na adoção de novas tecnologias, tais como:

Custo: a adoção de novas tecnologias pode exigir um investimento significativo em termos de recursos financeiros e humanos, o que pode ser considerado um risco na visão de algumas empresas.

Falta de conhecimento: alguns empresários podem não estar familiarizados com as novas tecnologias e, portanto, não entendem como elas poderiam ajudar a melhorar seus negócios.

Medo da mudança: a adoção de novas tecnologias pode levar a mudanças significativas nos processos e sistemas de negócios existentes, o que pode ser intimidante para algumas empresas.

Falta de tempo: muitas empresas estão ocupadas com suas operações diárias e não têm tempo para pesquisar e implementar novas tecnologias.

Falta de incentivos: algumas empresas podem não ver os benefícios imediatos da adoção de novas tecnologias e, portanto, não têm incentivos para investir nisso.

No entanto, é importante destacar que a resistência à mudança pode ter um impacto negativo nas empresas a longo prazo, tornando-as menos competitivas em relação às empresas que estão adotando novas tecnologias para aprimorar seus processos e melhorar sua eficiência e produtividade.

 

 

 

Rogério Oliveira

OLI Consultoria

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