Twitter ..
Grupo Whatsapp
Facebook
YouTube
Instagram

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão de Pessoas   /  Influência do e-commerce e de canais digitais, no comportamento de consumo

Influência do e-commerce e de canais digitais, no comportamento de consumo

Fatores de influência do e-commerce e de canais digitais, nas mudanças do comportamento de consumo:

Por Rogério Oliveira
OLI Consultoria

  • Mudanças demográficas, como o aumento da população jovem que é mais propensa a comprar online;
  • A reclusão da população por conta da pandemia, que aumentou a demanda por compras online e acelerou a adoção do comércio eletrônico;
  • Aumento da segurança e confiança no comércio eletrônico, graças a avanços em tecnologia de segurança online e opções de pagamento seguro;
  • Melhoria na logística e entrega, incluindo opções de entrega rápida e conveniente, como a entrega no mesmo dia ou retirada na loja;
  • Aumento na disponibilidade de produtos exclusivos ou difíceis de encontrar em lojas físicas, que podem ser encontrados facilmente em lojas online.
  • Economia de tempo, pois o tempo tornou-se um recurso altamente escasso e insubstituível.
  • Maior acesso à internet e à tecnologia pois o aumento do acesso à internet e a dispositivos móveis tornou mais fácil para as pessoas acessarem informações e realizarem pesquisas sobre produtos e serviços e fazer compras online.
  • A conveniência da possibilidade de fazer compras online de forma rápida e fácil, sem precisar sair de casa ou enfrentar filas, tem atraído muitos consumidores.
  • A comparação de preços que a internet permite aos consumidores para preços de produtos de forma rápida e fácil, o que muitas vezes leva a decisões de compra baseadas no custo benefício.
  • A personalização que se tornou um diferencial competitivo muito importante. Muitos consumidores esperam uma experiência de compra personalizada, com recomendações de produtos e ofertas baseadas em suas preferências e histórico de compras.
  • As redes sociais que têm se tornado cada vez mais importantes como canal de comunicação entre as empresas e os consumidores, permitindo interações em tempo real e a criação de comunidades de clientes.

Mudanças nas preferências de como fazer a compra reforça a teoria de que a jornada de compra do consumidor mudou, o que demonstra que comportamento de compra dos consumidores está mudando, com mais pessoas optando por comprar online e realizar buscas por produtos em canais digitais, em vez de lojas físicas.

A adoção crescente das empresas pelo comércio eletrônico, faz com que a oferta de lojas online estejam cada vez mais disponíveis aos consumidores, que respondem positivamente a esse crescimento, tornando-se uma parte importante de preferência de consumo, o que muda totalmente, mas de forma silenciosa o comportamento de compra dos consumidores.

Em resumo podemos perceber claramente que a evolução tecnológica e a popularização do acesso à internet, bem como o aumento da presença de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, mudaram a maneira como os consumidores interagem com as empresas e realizam compras.

Outro fator importante é a racionalização do tempo. Com o cotidiano cada vez mais corrido, muitos consumidores e muitas empresas buscam soluções que facilitem a compra, sem necessidade de deslocamento físico e assim economizem tempo. Comprar pela internet é uma opção conveniente e prática, pois permite que o cliente faça a escolha dos produtos sem sair de casa ou da empresa, evitando deslocamentos e filas.

A evolução da tecnologia levou a um paradoxo da escassez do tempo, levando as pessoas a terem uma preocupação contínua com a racionalização do tempo, pois com a rotina cada vez mais atribulada, muitos consumidores e compradores empresariais preferem comprar online para economizar tempo e evitar deslocamentos físicos, permanência no estabelecimento comercial, trânsito e filas. Portanto a preferência fica com a compra online em detrimento a compra física, o que tem se tornado cada vez mais popular, em parte devido à comodidade e à facilidade de pesquisa e comparação de preços e em parte pela praticidade, segurança e percepção de economia de tempo.

Contribuindo para preferência nesse modelo de comercio online está a personalização da relação entre a empresa e o cliente, pois com a coleta e análise de dados de comportamento de consumo, as empresas podem personalizar suas ofertas e comunicações com o consumidor, o que pode aumentar as chances de conversão de vendas e retenção do cliente para negócios recorrentes.

Reforçando a relação comercial e a preferência pelo canal de compras está a garantia e a segurança, pois as compras online também se tornaram mais seguras e confiáveis, graças a medidas de segurança implementadas pelas empresas, legislação de proteção aos consumidores e a adoção de sistemas de pagamento seguros.

Além disso, a tecnologia permitiu o desenvolvimento de ferramentas e recursos que melhoram a experiência do consumidor durante a jornada de compra online, como sistemas de recomendação, chatbots, inteligência artificial, entre outros. Essas soluções ajudam a personalizar o atendimento e a oferecer produtos e serviços mais relevantes para cada cliente, seja ele consumidor final ou corporativo em negócios empresariais, aumentando a satisfação e fidelização desse público. Essa tendência tem sido impulsionada pelo aumento da confiança nas transações online, pelo aumento crescente de lojas online, pela melhoria na logística de entrega e pela adoção de políticas de troca e devolução mais flexíveis pelas empresas.

Por Rogério Oliveira
OLI Consultoria

Open chat
Olá! Em que posso ajudar?