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Presença digital da marca no mercado

Presença de mercado e lembrança da marca pelo público-alvo. Como ficam esses fatores em empresas que querem permanecer competitivas no mercado?

 

 

Rogério Oliveira
OLI Consultoria

 

O share of mind das empresas sem presença digital

A falta de visão estratégica leva a empresas sem presença digital perderem o seu market share (fatia de mercado) e perderem também o fator mais importante nos dias de hoje que é o share of mind que é a presença da marca na mente do consumidor.

Empresas sem presença digital estão perdendo uma grande oportunidade de se conectarem com seus clientes e leads. Cada vez mais pessoas estão buscando informações e produtos na internet, seja para comparar preços, pesquisar sobre uma marca ou produto ou efetuar uma compra online. Empresas que não estão presentes nesses canais estão perdendo a chance de se tornarem relevantes na mente dos consumidores, o chamado “share of mind”. Além disso, estão perdendo uma grande oportunidade de coletar dados valiosos sobre seus clientes e utilizar essas informações para melhorar seus produtos e serviços, bem como suas estratégias de marketing.

O share of mind se refere ao espaço mental que a marca ocupa na mente do consumidor, ou seja, é o quanto o cliente lembra da sua empresa e a associa a determinado produto ou serviço. Com a crescente importância da presença digital, ter uma estratégia de marketing online bem estruturada é fundamental para conquistar e manter esse espaço mental na mente do consumidor. Empresas que não possuem presença digital acabam perdendo espaço para concorrentes que investem em canais digitais, já que esses concorrentes estão mais presentes na rotina dos consumidores.

O share of mind se tornou crucial para o sucesso das empresas, uma vez que os consumidores são bombardeados diariamente com uma grande quantidade de informações e opções de produtos e serviços. As empresas que não estão presentes na mente do consumidor seja, por meio de campanhas, presença digital ou outros meios de comunicação, têm poucas chances de serem lembradas quando um consumidor estiver em busca de um produto ou serviço que elas oferecem. Portanto, é importante que as empresas estejam presentes nos canais digitais de forma consistente e utilizem estratégias de marketing para manterem-se relevantes e lembradas pelo seu público alvo.

 

O market share das empresas sem presença digital

A perda do market share (fatia de mercado) das empresas sem presença digital ocorre principalmente porque os consumidores estão cada vez mais conectados e procurando soluções online para suas necessidades e problemas. Com isso, as empresas que não estão presentes nesses canais acabam perdendo a oportunidade de se conectar com esse público e oferecer seus produtos ou serviços de forma mais conveniente e eficiente.

Além disso, a falta de presença digital também pode gerar uma percepção negativa por parte dos consumidores, que podem interpretar a ausência da empresa nesses canais como um sinal de desatualização ou falta de comprometimento com a melhoria da experiência do cliente.

Por outro lado, as empresas que investem em presença digital e estratégias de marketing online têm a possibilidade de alcançar um público maior e mais segmentado, aumentar sua visibilidade, fortalecer sua marca e, consequentemente, aumentar seu market share.

Essa perda de market share ocorre porque as empresas que não investem em presença digital não estão aproveitando as oportunidades que surgem nesse meio. Com isso, acabam perdendo para concorrentes que já possuem uma boa presença digital e conseguem atrair mais clientes. Além disso, as empresas sem presença digital ficam limitadas a um público mais restrito, já que muitas pessoas hoje em dia buscam informações e fazem compras pela internet. Com isso, essas empresas acabam perdendo o share of mind, que é a preferência do consumidor pela marca em relação às suas concorrentes.

 

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