Twitter ..
Grupo Whatsapp
Facebook
YouTube
Instagram

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Atualidades   /  Just in Time na Cadeia de Suprimentos Global

Just in Time na Cadeia de Suprimentos Global

Just in Time na Cadeia de Suprimentos Global

Princípios, Vantagens e Desvantagens

         Just in Time (JIT) é uma filosofia de gestão de produção que busca otimizar a eficiência operacional, minimizando estoques e eliminando desperdícios ao produzir bens apenas quando são demandados. Originado no Japão, especialmente na Toyota, durante a década de 1950, o JIT transcendeu as fronteiras da manufatura para se tornar uma abordagem abrangente na gestão de operações. Seu princípio fundamental reside na produção “na hora certa”, sincronizando cada etapa do processo para atender à demanda do cliente sem a necessidade de grandes inventários. Isso impulsiona a redução de custos associados ao armazenamento, minimiza a obsolescência de produtos e promove uma produção mais ágil e flexível.


       No JIT, cada etapa da produção é interligada, desde a aquisição de matéria-prima até a entrega do produto final. Essa abordagem demanda uma colaboração estreita com fornecedores confiáveis e a implementação de práticas como o kanban, que utiliza sinais visuais para orientar a produção com base nas necessidades imediatas. Embora o JIT ofereça vantagens como menor desperdício, eficiência de custos e resposta rápida às mudanças no mercado, sua implementação requer um compromisso organizacional significativo, treinamento constante dos colaboradores e um gerenciamento rigoroso dos riscos associados à dependência de cadeias de suprimentos ágeis.



Princípios do Just in Time na Cadeia de Suprimentos Global

  

      O Just in Time (JIT) na cadeia de suprimentos global é fundamentado em princípios que visam otimizar a eficiência operacional e reduzir desperdícios. Alguns dos princípios centrais incluem:

      A produção sob demanda que é acionada pela demanda real do mercado, eliminando a necessidade de grandes estoques de produtos acabados. Essa abordagem reduz o risco de excesso de produção e ajuda a alinhar a oferta com a demanda atual.

       Os estoques mínimos que no JIT preconiza a utilização de uma aplicação de um processo para manutenção de estoques mínimos, reduzindo o espaço de armazenamento necessário. Isso resulta em custos reduzidos relacionados ao armazenamento e minimiza os riscos associados à obsolescência de produtos.

    A integração com fornecedores proporciona parcerias estratégicas com fornecedores confiáveis e crucial para gerar valor e diferencial competitivo. A comunicação transparente e o compartilhamento de informações são incentivados para garantir o fluxo contínuo de insumos.

      A flexibilidade operacional garante linhas de produção flexíveis e são essenciais para se adaptar rapidamente às mudanças na demanda do mercado. A capacidade de ajustar volumes de produção e alternar entre diferentes produtos promove a eficiência operacional.

     A melhoria contínua faz parte da filosofia do JIT e está intrinsecamente ligada à busca constante por melhorias. A análise contínua de processos e a implementação de ajustes são incentivadas para aprimorar a eficiência.


 

 

 

 

 

 

Vantagens do Just in Time na Cadeia de Suprimentos Global

       A redução de custos é uma das vantagens e estão associados ao armazenamento, transporte e gestão de estoques, resultando em eficiência financeira. Menos desperdícios e falhas levam a uma produção mais econômica.  

 

 

    Já a eficiência operacional contribui com a produção alinhada à demanda e reduz a ociosidade e melhora a utilização de recursos. Dessa forma os processos mais eficientes resultam em ciclos de produção mais curtos.

 

 

     Outro atributo de vantagem é a qualidade aprimorada que tem o foco na produção sob demanda e ajuda a manter um alto padrão de qualidade, pois menos manuseio de estoques reduz a probabilidade de produtos obsoletos ou danificados.

 

 

    As relações colaborativas estreitas, com fornecedores, fortalecem relacionamentos e promovem uma cadeia de suprimentos mais integrada. Proporcionando um compartilhamento transparente de informações que beneficia todas as partes envolvidas. Assim é possível criar uma maior agilidade e flexibilidade nas operações, permitindo uma resposta rápida à mudanças nas condições de mercado e melhorando a capacidade de adaptação as flutuações na demanda do mercado.

 

 

Desvantagens do Just in Time na Cadeia de Suprimentos Global

 

 

       As desvantagens do JIT na cadeia de suprimentos global está em, dentre outros fatores, no risco de falhas na cadeia de fornecimento, que devido a dependência significativa de fornecedores implica riscos se houver atrasos ou problemas na entrega e na interrupção na cadeia de suprimentos que pode resultar em paralisação da produção.

 

 

      Também há desvantagens na necessidade de previsibilidade, onde a eficácia do JIT depende de previsões precisas de demanda, portanto negócios com demanda volátil podem encontrar dificuldades na implementação.

 

 

      Outra desvantagem está nos custos de implementação, onde a transição para o JIT pode exigir investimentos substanciais em tecnologias e treinamento. As empresas podem enfrentar resistência interna durante o processo de adaptação.

 

 

     Outro fator importante de desvantagem está na vulnerabilidade a eventos externos, que podem ser imprevistos, como desastres naturais ou crises globais, podem impactar adversamente a cadeia de suprimentos global e a falta de estoques de segurança pode aumentar a vulnerabilidade.

 

 

      A complexidade na gestão também é outro fator pois gerenciar uma cadeia de suprimentos global sob o JIT pode ser complexo devido às diversas variáveis envolvidas e exige sistemas robustos de monitoramento e coordenação.

 

 

       O JIT na cadeia de suprimentos global é uma abordagem estratégica que oferece vantagens substanciais em termos de eficiência e redução de custos, mas não está isento de desafios, especialmente em um cenário global dinâmico e sujeito a incertezas. A implementação bem-sucedida requer uma abordagem equilibrada, considerando os benefícios e riscos associados.

 

Open chat
Olá! Em que posso ajudar?